Podopatias

Podopatia é o termo técnico utilizado para descrever os diversos males e doenças relacionados especificamente aos pés. Existem vários tipos de podopatias e cada uma delas possui suas particularidades e métodos de tratamento.

Para tratar das podopatias, o profissional de podologia deve possuir conhecimento técnico especializado sobre cada uma delas e aplicar corretamente esse saber no tratamento de nossos pacientes. Algumas das podopatias mais comuns:

Calos e Calosidades: Calo é uma área dura de pele que se tornou grossa e rígida como uma resposta a repetidos contatos e pressões. Os calos geralmente não são prejudiciais ao corpo, porém, podem ser fontes de outros problemas, como a infecção. A principal causa de calos nos pés é o uso de sapatos apertados.

Micose: É uma infecção na unha causada por fungos como leveduras do gênero Cândica e outros gêneros de fungos existentes na terra e em madeiras apodrecidas. Micoses são frequentemente encontradas em mulheres entre 40 e 60 anos, devido a maior exposição por uso de sapatos abertos e contaminação por manicures e pedicures.

Rachadura e fissuras: As rachaduras costumam aparecer nos pés causando sangramento ou não. Porém, dificultam tarefas simples como andar ou calçar sapatos. A principal causa é o excesso de transpiração, hereditariedade, diabetes, excesso de ácido úrico, obesidade, doenças vasculares e até a falta de ingerir água.

Unhas encravadas: Uma desconfortante e dolorosa inflamação na unha do primeiro dedo do pé ("dedão"). A principal causa é o corte incorreto das unhas ou calçado apertado. O tratamento é a retirada da espícula (causadora da inflamação) por especialistas da Clini-Pé.

Verruga plantar: São lesões muito dolorosas que se desenvolvem nas plantas dos pés e, muitas vezes, confundidas com calos. A presença de pequenos pontos escuros no centro das lesões sugeriu o nome popular de "olho-de-peixe".